O termo hipertexto designa um processo de escrita/leitura não linear e não hierarquizada que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. O objetivo é traçar uma analogia entre hipertexto e cognição humana.
O fio condutor que guiará este trabalho é o hipertexto e sua relação com a cognição humana. Como o nome já diz, hiper significa posição superior, intensidade ou excesso. Poderia-se afirmar então que o hipertexto vai além do texto, oferece algo mais, uma vez que se prática em um suporte dinâmico como o computador.
Em síntese, o hipertexto favorece a leitura em função de sua característica não-linear e não-hierarquizado, similar ao pensamento humano.
Conforme material de apoio de cursos “Mídias na Educação NCE/USP”, com a disseminação da Internet, surge o hipertexto, que é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.
O hipertexto resumidamente se apresenta como uma ferramenta de pesquisa onde posso sair e voltar ao mesmo lugar, correndo a intertextualidade com dinamismo. Desta forma sempre que se queira aprofundar o conhecimento sobre algo mencionado nos textos, imagens e sons, pode-se usar esse recurso e o que se deseja pesquisar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário